Inbound Marketing para E-Commerce: entenda como funciona

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Como estamos falando de Marketing Digital, não poderíamos deixar de fora este conceito que deu e continua dando muito o que falar, que é o Inbound Marketing.

Mas você sabe o que é isso?

Bem, se você acompanhou os nossos conteúdos, já entendeu o que é Marketing, qual a diferença deste para o Marketing Digital e como você pode se beneficiar de algumas técnicas para alavancar as vendas do seu E-Commerce.

Diferentemente do Marketing tradicional, que é quando suas ações são direcionadas para procurar o cliente, no Inbound, é o cliente que procura a empresa.

Mas como isso acontece?

Simples, pois o Inbound Marketing é conhecido como Marketing de Atração, ou seja, é um conjunto de técnicas e estratégias de marketing direcionada a atrair e converter clientes, utilizando canais como os mecanismos de busca, blogs e redes sociais, onde o cliente irá se interessar pela sua marca, seus produtos e seus conteúdos e, consequentemente, se converterá em vendas.

O conceito, como falamos acima, é simples. Mas será que é tão simples assim na prática?

E em se tratando de E-Commerce, como será que isso funciona?

Até porque sabemos que a grande maioria das Lojas Virtuais, são de pequenos negócios, onde os empreendedores trabalham, muitas vezes, sozinhos ou com uma pequena equipe, que se vira para fazer o que pode para vender.

Então, como aplicar o Inbound Marketing nas Lojas Virtuais de pequeno porte?

É isso que vamos explicar hoje.

E a primeira coisa que todo empreendedor deve entender, é que a área de marketing de um E-Commerce não é custo, mas sim investimento, porque todas estas ações podem ser mensuradas, o que mostra se elas estão trazendo resultado e convertendo em vendas.

As etapas do processo de Inbound Marketing são: atrair, relacionar, vender e mensurar.

Nos conteúdos anteriores, já falamos algumas estratégias que contribuem para a atração de clientes, como: a Otimização do seu site - o SEO, ter um Blog com conteúdo relevantes, investir em links patrocinados e fomentar a sua Loja Virtual nas Redes Sociais. Todas estas estratégias são técnicas de Marketing de Atração e que vão contribuir para que o consumidor se sinta interessado e acesse o seu E-Commerce.

Após a atração, deve-se criar o relacionamento com o seu lead, e aí entram as estratégias de e-mail marketing, de remarketing e das demais técnicas que aumentarão o relacionamento da sua marca com o consumidor.

Realizado isso, agora é o momento da conversão em vendas, que é o que importa para todo o E-Commerce, senão a venda não seria o objetivo deste, não é?! Tudo isso fomenta a conversão, que aí entram as demais técnicas que já explicamos no conteúdo Como o Marketing Digital pode ajudar nos desafios enfrentados pelo E-Commerce e no artigo 3 estratégias fundamentais de Marketing Digital para o seu E-Commerce.

Depois da atração, do relacionamento e da conversão, podemos mensurar os resultados, e é por isso que falamos que o setor de marketing não é custo, mas sim investimento, pois todas as ações podem ser mensuradas de forma a verificar se deram ou não o resultado esperado pela sua loja.

O importante aqui é dedicação e persistência, pois os resultados do marketing de atração devem ser constantes, pertinentes, e seus resultados são colhidos de médio a longo prazo e de maneira contínua nas vendas do seu E-Commerce.

Além disso, todas as ações de Inbound Marketing contribuem para aumentar a visibilidade da sua marca e do seu negócio, contribuem para a atração de clientes em potencial, diminuem o custo de aquisição desses, geram conteúdos que fazem diferença na vida do consumidor e otimizam o processo de vendas encurtando o caminho entre a sua Loja Virtual e o cliente final.

Entenderam como o Marketing de Atração é importante para o seu negócio?

E agora nós queremos saber se vocês estão gostando de nossos conteúdos.

Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, por favor, mande para a gente que iremos ter o prazer de lhe ajudar.

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