Como o Marketing Digital pode ajudar nos desafios enfrentados pelo E-Commerce

Como o Marketing Digital pode ajudar nos desafios enfrentados pelo E-Commerce

Loja Virtual - Vendas Online - E-Commerce - Comércio Eletrônico - Marketing Digital

Continuando sobre o assunto de Marketing Digital, hoje vamos conversar sobre os desafios enfrentados pelo E-Commerce, que vão desde conquistar novos consumidores até vender novamente para os clientes já existentes.

E como a concorrência nas vendas online está cada vez mais acirrada, o trabalho de marketing tem sido primordial para sustentar as vendas na internet, e por que não dizer, a sobrevivência da sua Loja Virtual.

1 - O primeiro desafio é conquistar novos visitantes para o seu E-Commerce. E a maneira mais rápida para isso é investir em Tráfego Pago, que pode ser via Google Ads e anúncios pagos no Facebook e Instagram. Mas não se esqueça que isso eleva muito os seus custos e funciona para o curto prazo, ou seja, quando a campanha acabar, seu posicionamento despenca. Aí entra as estratégias de Tráfego Orgânico que farão a sua Loja Virtual se posicionar ao longo do tempo nas páginas do Google. Aqui sugiro que leia um artigo que já publicamos sobre este assunto: Qual a diferença entre Tráfego Orgânico e Tráfego Pago?

2 - O segundo desafio é Aumentar a Taxa de Conversão, ou seja, a quantidade de vendas efetivas x a quantidade de visitas no seu E-Commerce, pois no que adianta gastar para trazer milhares de visitas no seu site se as vendas não acontecem? Então, utilizar as técnicas de Marketing Digital corretas, farão toda a diferença. Aqui um exemplo bem clássico, é quando o visitante entra pela primeira vez em sua Loja Virtual, já é oferecido a ele, em forma de Pop-up, um cupom de desconto para a primeira compra. Você pode também instigar o visitante a se inscrever para receber a Newsletter da sua Loja, para daí, começar as usar este canal para se aproximar do visitante e transformá-lo em cliente. Mais uma técnica importantíssima é o uso de Blog no seu E-Commerce, onde você conseguirá produzir conteúdo frequente que irão ajudar nas dores do seu público-alvo, sem falar que isso contribuirá, de maneira estratégica, nas buscas do Google, o que aumenta o Tráfego Orgânico para o seu site.

3 - O terceiro desafio é Aumentar o Relacionamento com os seus Leads. E aqui uma das técnicas mais utilizadas é o E-Mail Marketing (que você instigou o cliente a se inscrever anteriormente). Aqui você vai manter um relacionamento mais próximo, enviando conteúdos, lançamentos de produtos a fins, promoções, descontos, cupons e etc. Mas lembre-se que tudo isso deve ser feito de maneira frequente e constante, justamente para que você crie uma relação de amizade e interesse com o seu Lead.

4 - O quarto desafio é Acompanhar a Jornada do Cliente. Após você trazer o visitante para a sua Loja Virtual, o ideal que é você tenha uma equipe que monitore a jornada do cliente e resolva os problemas que impedem que a venda aconteça, como o carrinho abandonado, produtos indisponíveis, meios de pagamento não aceitos e outros. Para isso, uma ferramenta que pode ajudar é o Chat Online, onde você poderá chamar o visitante no momento desta jornada e ajudá-lo a finalizar a compra. Você encontra mais detalhes sobre o uso do Chat em nosso artigo Sua Loja Virtual já tem Chat online? 

5 - O quinto desafio de todo E-Commerce é a Análise das Métricas ou informações geradas na sua plataforma de venda online. Aqui estamos falando de todo o tipo de informação sobre as vendas: quantos acessos, quantas vendas, de quais canais vieram os visitantes, quantos carrinhos abandonados, qual o ticket médio, quais os produtos com maior e menor demanda, qual a taxa de conversão, quanto tempo o visitante ficou na sua Loja, enfim, os dados são infinitos e oferecem informações importantíssimas para você e sua equipe analisarem e concluírem se as estratégias de Marketing Digital estão trazendo resultados ou não e no que poderão ser melhoradas.

Aqui colocamos apenas os desafios mais frequentes enfrentados pelos E-Commerces e as técnicas mais usadas de Marketing Digital, mas sabemos que o tema é muito mais amplo e que novos desafios estão surgindo a cada instante nas vendas online, bem como, o avanço das técnicas de Marketing Digital, que estão sendo inventadas e reinventadas a cada momento.

Como já falamos aqui, o E-Commerce é uma arte e o importante é que o lojista esteja atento a todas as possibilidades que o Marketing Digital pode trazer para o seu negócio.

Gostou deste conteúdo?

Então fique conosco que no próximo artigo, vamos falar sobre as Estratégias de Marketing Digital para o E-Commerce.

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