Live Commerce: o que é e como usar no seu E-Commerce
Site - Loja Virtual - E-Commerce - Comércio Eletrônico - Live Commerce - Venda ao Vivo
Olá amigos da Netface!
Em agosto de 2020, ou seja, a quase um ano atrás, trouxemos aqui 5 dicas que iriam transformar o mundo dos negócios, quem acompanhou os nossos conteúdos, talvez esteja lembrado disso.
E uma dessas era justamente sobre o Live Commerce, ao qual é o nosso assunto de hoje.
Para começo de conversa vamos explicar o que é o Live Commerce, e como o próprio nome já diz é comércio ao vivo.
Você sabe como funciona e como usar isso no seu E-Commerce?
Bem, o comércio ao vivo é onde o vendedor promove produtos e serviços através de uma live, utilizando toda a interação que o streaming oferece.
Esta modalidade de vendas já é usada há muitos anos lá no outro lado do planeta, onde os povos, como os chineses e japoneses, já estão acostumados com este tipo de venda online.
Numa Live Commerce você junta a venda de produtos com uma transmissão ao vivo, é como você fazer uma transmissão com uma programação exclusiva e vender ao mesmo tempo os produtos da sua loja.
Isso tem sido uma grande tendência mundial, e que está chegando por aqui também.
Para organizar uma Live Commerce, primeiramente é necessário elaborar um bom roteiro que traga o conteúdo que o seu público esteja procurando, juntamente com um planejamento de marketing. Se você conseguir, uma boa ideia é trazer um apresentador ou influencer conhecido no seu nicho de mercado. A ideia aqui é trazer para o consumidor aquilo que ele procura, com a interação que ele precisa, para mostrar o produto e acontecer a venda.
O ideal é que os produtos sejam mostrados em seus detalhes, com as devidas explicações e utilidades, características e diferenciais, pois como já falamos aqui, na venda pela internet, o consumidor não consegue tocar o produto, nem sentir a sua textura, forma ou cheiro. Então a Live Commerce vai trazer justamente isso, que através do apresentador, vai mostrar para o público tudo aquilo que ele precisa saber sobre o produto que está sendo oferecido.
Uma maneira de fazer isso é usando o YouTube, basta criar um canal e divulgar o link com antecedência na lista de seus contatos, seja pelo WhatsApp, Telegram ou outra rede social.
Falando em YouTube, vocês sabiam que 61% dos inscritos acompanham canais de empresas ou marcas através da plataforma?
E que 105 milhões de brasileiros acessam o YouTube mensalmente deixando o Brasil como o segundo país que mais usa a plataforma?
E que apesar disso tudo, apenas 11% dos usuários divulgam seus produtos ou sua marca?
Pois é, as mudanças têm sido grandes nos últimos anos, principalmente com a pandemia que veio no ano passado e que trouxe inúmeras transformações para as pessoas e para as empresas.
Mal conseguimos nos adaptar ao isolamento e a todas as outras regras impostas, e mesmo assim, as mudanças não param de acontecer, e a cada uma delas as empresas têm que se renovar, se reinventar e se recriar para poder atender ao consumidor que está cada vez mais ligado à tecnologia e a inovação.
Além disso, alguns dados já nos mostram que a Live Commerce pode gerar uma taxa de conversão de seis a dez vezes maior do que as vendas tradicionais do E-Commerce.
Então, o que temos que dizer aqui e agora é que, além das empresas precisarem transformar suas lojas físicas em Lojas Virtuais, o Live Commerce vem aí com força total para ajudar a aumentar as suas vendas online.
E você? Vai ficar fora dessa?
Gostou do conteúdo de hoje?
Ele te fez pensar sobre o que você quer ou está fazendo com o seu negócio?
Então continue conosco, que estamos sempre preparando assuntos que provocam e motivam você a ser cada vez melhor.
Um grande abraço e até mais.