Menu

Cuidados ao se conectar a redes Wi-fi públicas

Cuidados ao se conectar a redes Wi-fi públicas

Você vai a um restaurante e a primeira coisa que pergunta, além do cardápio, é a senha do wi-fi. Chega a um hotel e logo quer saber: e o wi-fi? Mal desembarca em um aeroporto e logo tenta se conectar para avisar os familiares de que tudo vai bem. O hábito pode até fazer bem para o seu pacote de dados do celular, mas é preciso atenção: redes wi-fi públicas são alvo de hackers, e você deveria usá-las com o mesmo cuidado adotado quando usa um banheiro público.

Existem duas formas de ataques do tipo acontecerem. O cibercriminoso pode estar conectado a uma rede pública (sem senha ou com senha divulgada facilmente) ou podem rotear uma conexão para criar a sua rede wi-fi própria, com nome semelhante à conexão verdadeira. Nos dois casos, o usuário não tem como saber do risco que corre ao se conectar.

Segundo Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, qualquer wi-fi público está suscetível a ataques do tipo - restaurantes, cafeterias, hotéis, aeroporto, shopping e etc. O analista aponta que o golpe é comum e existem tutoriais na web que ensinam como fazer. A ação, lembra Assolini, foi mostrada no primeiro episódio da série de TV Mr. Robot, quando o protagonista entra em um wi-fi público de uma lanchonete e vasculha a rede até achar informações comprometedoras do dono do local.

De acordo com Assolini, existem três formas principais para se proteger dessas ameaças. A primeira, mais radical, é não usar wi-fi público e priorizar sempre o 3G ou 4G, quando possível. É sempre preferível usar a rede de dados móveis para fazer transações financeiras, até mesmo na sua casa. Outro ponto citado pelo especialista é usar um produto de defesa nos smartphones, computadores e tablets. Várias empresas de anti-vírus contam com soluções para cada tipo de dispositivo.

A terceira opção é o uso de uma VPN, que existem em soluções pagas e gratuitas no mercado. As VPNs cifram seus dados e algumas delas fazem a checagem do certificado digital, inclusive forçando o redirecionamento para um site verdadeiro se o acessado for falso.

É bom frisar que adotar todas essas proteções não vai impedir totalmente que você seja atingido por um cibercriminoso, mas irá minimizar as chances disso acontecer. É sempre importante manter cuidados básicos com seus dispositivos para evitar invasões ou ataques.

Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/10/22/wi-fi-publico-veja-cuidados-que-voce-deve-tomar-ao-se-conectar.htm

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?