Menu

FBI recomenda abandonar senhas e trocá-las por frases-chave

FBI recomenda abandonar senhas e trocá-las por frases-chave

Segundo o órgão, comprimento de uma senha é muito mais importante do que sua complexidade.

Quando se fala em senhas seguras, logo se pensa em combinações que misturam números, letras e caracteres especiais, como "T3ch_Tud0%*$#". Há, inclusive, sites que fazem dessas características um pré-requisito para a elaboração do código. No entanto, uma campanha lançada pelo FBI na última semana põe em cheque a validade desse conceito no qual acreditamos por tanto tempo. O órgão está incentivando usuários a trocarem suas senhas tradicionais por frases-chave, que seriam mais seguras.

Segundo o Departamento Federal de Investigação, diretrizes estabelecidas recentemente pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) indicam que o comprimento de uma senha é muito mais importante do que sua complexidade. O órgão recomenda que, em vez de um código curto e complexo, os usuários optem por senhas mais longas, compostas por várias palavras e com ao menos 15 caracteres. Ou seja, uma frase-chave.

"O comprimento extra de uma frase-chave dificulta a quebra a senha, além de facilitar a memorização", explica o FBI. A ideia por trás do conselho do órgão é que uma senha mais longa, mesmo baseada em palavras mais simples e sem caracteres especiais, levará mais tempo para ser quebrada e exigirá mais recursos computacionais.

Ainda de acordo com o FBI, uma senha como "LeioSobreTecnologiaNoTechTudo" já é suficientemente forte, mas combinar palavras não-relacionadas é uma tática ainda mais segura.

Usuários que estiverem com dificuldades em criar a combinação podem recorrer ao site useapassphrase.com, capaz de gerar códigos aleatoriamente. A plataforma informa, ainda, quanto tempo levaria para a senha ser quebrada. Para se ter uma ideia, enquanto uma combinação como "T3ch_Tud0%*$#" manteria os hackers ocupados por 627 mil séculos, a frase "LeioSobreTecnologiaNoTechTudo" levaria mais de 2,9 trilhões de séculos para ser crackeada.

O FBI recomenda também que os usuários usem gerenciadores de senhas, programas que armazenam todos os códigos em um só lugar e usam criptografia para garantir a segurança das informações. A dica ajuda especialmente aqueles que têm dificuldades em memorizar as combinações, uma vez que será preciso lembrar apenas da senha de abertura do gerenciador.


 


Fonte: techtudo.com - https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/fbi-recomenda-abandonar-senhas-e-troca-las-por-frases-chave.ghtml

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?