Os desafios enfrentados pelas indústrias com D2C

Ao refletir sobre o cenário dos desafios enfrentados pelas indústrias, quando estas querem estar presentes de forma mais atuantes no mercado virtual, principalmente no que tange à venda direta ao consumidor (D2C), o que proponho é refletir sobre cada um deles, com o intuito de minimizar ao máximo os obstáculos e transformá-los em degraus para um e-commerce mais seguro e confiável rumo ao sucesso.

E por onde deve ser iniciado? Sugiro inverter a lógica de prioridades, para depois mapear os desafios. No lugar de procurar somente os problemas, que tal partir de algo positivo e concreto que você já possui? Identificar os pontos fortes do seu e-commerce, pode ser o primeiro passo para superar os obstáculos com mais clareza e confiança. A lógica aqui é simples: aprenda com o que já dá certo, e use isso como alicerce para melhorar o que ainda precisa evoluir.

Jornada de Compra (D2C):

Uma grande vantagem do D2C na indústria é a possibilidade de monitorar toda a jornada de compra do consumidor, etapa por etapa. Essa é uma vantagem que, se bem cuidada, pode antecipar problemas e criar uma experiência perfeita de ponta a ponta.

Postura perante Falhas:

Não basta apenas identificar onde está errando; é preciso agir com rapidez e coragem. Quando algo sair do planejado, comprometa-se a mobilizar imediatamente um time dedicado para corrigir a rota, aprenda com o erro e melhore seus processos.

Área de Comunicação da Indústria:

Toda a informação repassada, seja em um post, um release ou qualquer outro canal, deve ser bem fundamentada e revisada com a verdade e a clareza. A palavra é o seu maior patrimônio;

A linguagem precisa refletir a essência e os valores da sua indústria. Preze pela formalidade quando necessário, mas sem deixar de ser acessível;

Seu maior objetivo é ser entendido. Por isso, priorize uma comunicação clara, objetiva e fluida, justamente para evitar ruídos e não deixar dúvidas na cabeça de quem interpreta. A conversa eficaz é sempre produtiva.

Transparência e Coerência entre Canais

Na minha experiencia profissional, a forma mais honesta da indústria se posicionar em relação aos outros canais de venda é através da transparência total. A prioridade máxima é surpreender o consumidor final. Quando ele é colocado em primeiro lugar, todas as regras de atuação se ajustam sozinhas para criar a melhor experiência possível.

Para evitar qualquer conflito, é fundamental que todos os canais tenham acesso às mesmas informações sobre os clientes, desde dados cadastrais até o histórico de compras. No entanto preços e ofertas devem ser definidos de forma independente, respeitando a estratégia e o público de cada canal. No final das contas, cada canal poderá ter um mapeamento claro de quem é o consumidor e, assim, desenvolver abordagens e estratégias únicas, da maneira que fizer mais sentido para o seu negócio.

Conexão Humana como Diferencial

Antes de tudo, a indústria precisa identificar e entender as verdadeiras dores das pessoas. Se conseguir tocar o coração do seu consumidor primeiro, e não apenas o bolso, dará o passo mais importante para construir uma relação duradoura.

Nada é mais gratificante do que saber que nossos serviços fazem parte do cotidiano de alguém, seja pela aplicação prática de uma dica ou por uma lembrança positiva que ficou. É essa conexão genuína que fideliza o cliente, indo muito além de preço ou conveniência.

Quando percebemos que criamos esse laço, temos a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Essa é, para mim, a verdadeira essência do sucesso.

 

Fernando Maurer é administrador de empresas, com mais de 29 anos de atuação no mercado digital. Cofundador e diretor comercial da Netface, participou da criação e gestão de projetos de e-commerce, presença digital e transformação tecnológica em diversos setores da indústria. Atua como consultor e palestrante em estratégias digitais, com foco em inovação, experiência do consumidor e canais D2C. Também integra o Comitê da Indústria da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), contribuindo com o desenvolvimento de boas práticas para o setor.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernandomaurer/

 

Fonte: https://abcomm.org/noticias/os-desafios-enfrentados-pelas-industrias-com-d2c/

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