Os desafios enfrentados pelas indústrias com D2C
Ao refletir sobre o cenário dos desafios enfrentados pelas indústrias, quando estas querem estar presentes de forma mais atuantes no mercado virtual, principalmente no que tange à venda direta ao consumidor (D2C), o que proponho é refletir sobre cada um deles, com o intuito de minimizar ao máximo os obstáculos e transformá-los em degraus para um e-commerce mais seguro e confiável rumo ao sucesso.
E por onde deve ser iniciado? Sugiro inverter a lógica de prioridades, para depois mapear os desafios. No lugar de procurar somente os problemas, que tal partir de algo positivo e concreto que você já possui? Identificar os pontos fortes do seu e-commerce, pode ser o primeiro passo para superar os obstáculos com mais clareza e confiança. A lógica aqui é simples: aprenda com o que já dá certo, e use isso como alicerce para melhorar o que ainda precisa evoluir.
- Cliente: Conheça a fundo quem é o seu consumidor, entenda seus desejos, suas dores e o que realmente importa para ele;
- Metas: Defina claramente onde quer chegar, trace objetivos de faturamento não só para o agora, mas também para os próximos meses e anos;
- Promessa cumprida: Compromisso é garantir que a experiência após a venda seja tão boa quanto a promessa feita, construa confiança e fidelidade;
- Equipe: Invista na capacitação da equipe para que tenham todo o conhecimento necessário para resolver qualquer dúvida de forma rápida e clara;
- Simplicidade: Trabalhe para tornar o caminho até a compra final o mais simples e intuitivo possível, sem complicações;
- Identidade: Cuide para que cada detalhe visual dos canais transmita de forma clara e coesa a essência da marca;
- Preços: Estabeleça uma política de preços justa e consistente, independentemente do canal que o cliente escolher para comprar; sem confundir o consumidor;
- Mídias: Priorize a qualidade de tudo que apresenta, desde as imagens até os vídeos, porque detalhes fazem a diferença;
- Informações dos Produtos: Forneça informações técnicas completas, sempre conectando os recursos aos benefícios para quem irá utilizar;
- Estabilidade: Fique de olho e monitore constantemente a plataforma para garantir que esteja sempre estável e funcionando perfeitamente;
- Feedback e Reclamações: Esteja atento a canais como Reclame Aqui e se empenhe para responder a todas as solicitações com agilidade e empatia. A reputação digital é vital;
- Monitoramento: Acompanhe de perto o que estão dizendo sobre a indústria nas redes sociais, aprendendo com as tendências e conversas;
- Vantagens: Ofereça programas de cashback e benefícios por mais tempo, como uma forma de valorizar quem escolhe comprar com a indústria;
- Pagamento: Diversifique os meios de pagamento ao máximo, para não perder nenhuma venda por limitação de opção;
- Marketing: Construa uma área de marketing forte, que fale a mesma língua do público, esteja presente nas datas importantes e crie materiais que realmente conversem com cada canal;
- Investimentos Futuros: Planeje com antecedência recursos para renovar tecnologia (hardwares e softwares), capacitar pessoas e adotar ferramentas de IA que tornem o trabalho mais ágil e inteligente.
Jornada de Compra (D2C):
Uma grande vantagem do D2C na indústria é a possibilidade de monitorar toda a jornada de compra do consumidor, etapa por etapa. Essa é uma vantagem que, se bem cuidada, pode antecipar problemas e criar uma experiência perfeita de ponta a ponta.
Postura perante Falhas:
Não basta apenas identificar onde está errando; é preciso agir com rapidez e coragem. Quando algo sair do planejado, comprometa-se a mobilizar imediatamente um time dedicado para corrigir a rota, aprenda com o erro e melhore seus processos.
Área de Comunicação da Indústria:
Toda a informação repassada, seja em um post, um release ou qualquer outro canal, deve ser bem fundamentada e revisada com a verdade e a clareza. A palavra é o seu maior patrimônio;
A linguagem precisa refletir a essência e os valores da sua indústria. Preze pela formalidade quando necessário, mas sem deixar de ser acessível;
Seu maior objetivo é ser entendido. Por isso, priorize uma comunicação clara, objetiva e fluida, justamente para evitar ruídos e não deixar dúvidas na cabeça de quem interpreta. A conversa eficaz é sempre produtiva.
Transparência e Coerência entre Canais
Na minha experiencia profissional, a forma mais honesta da indústria se posicionar em relação aos outros canais de venda é através da transparência total. A prioridade máxima é surpreender o consumidor final. Quando ele é colocado em primeiro lugar, todas as regras de atuação se ajustam sozinhas para criar a melhor experiência possível.
Para evitar qualquer conflito, é fundamental que todos os canais tenham acesso às mesmas informações sobre os clientes, desde dados cadastrais até o histórico de compras. No entanto preços e ofertas devem ser definidos de forma independente, respeitando a estratégia e o público de cada canal. No final das contas, cada canal poderá ter um mapeamento claro de quem é o consumidor e, assim, desenvolver abordagens e estratégias únicas, da maneira que fizer mais sentido para o seu negócio.
Conexão Humana como Diferencial
Antes de tudo, a indústria precisa identificar e entender as verdadeiras dores das pessoas. Se conseguir tocar o coração do seu consumidor primeiro, e não apenas o bolso, dará o passo mais importante para construir uma relação duradoura.
Nada é mais gratificante do que saber que nossos serviços fazem parte do cotidiano de alguém, seja pela aplicação prática de uma dica ou por uma lembrança positiva que ficou. É essa conexão genuína que fideliza o cliente, indo muito além de preço ou conveniência.
Quando percebemos que criamos esse laço, temos a certeza de que todo o esforço valeu a pena. Essa é, para mim, a verdadeira essência do sucesso.
Fernando Maurer é administrador de empresas, com mais de 29 anos de atuação no mercado digital. Cofundador e diretor comercial da Netface, participou da criação e gestão de projetos de e-commerce, presença digital e transformação tecnológica em diversos setores da indústria. Atua como consultor e palestrante em estratégias digitais, com foco em inovação, experiência do consumidor e canais D2C. Também integra o Comitê da Indústria da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), contribuindo com o desenvolvimento de boas práticas para o setor.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernandomaurer/
Fonte: https://abcomm.org/noticias/os-desafios-enfrentados-pelas-industrias-com-d2c/