Relevância para o Google e a importância da otimização de conteúdo

A otimização do conteúdo para SEO (Search Engine Optimization – em português, Otimização para Mecanismos de Buscas) é uma prática necessária para quem deseja alcançar as melhores colocações nos resultados de pesquisas no Google. A otimização não se trata apenas do uso de palavras-chave relevantes no título e no texto; é importante saber definir uma série de fatores para que se alcancem tais resultados. Pensando nas diversas estratégias possíveis para isso, a SEMrush, empresa analista de marketing digital norte-americana, analisou mais de 22 mil artigos para determinar as práticas utilizadas que obtiveram melhores desempenhos pelo Google.


De acordo com os dados da companhia, 25% dos textos que obtiveram pontuação "bom" ou "ótimo" na ferramenta SEO Writing Assistant aparecem no top 10 de resultados do Google.

Alguns fatores devem ser levados em consideração para que seu conteúdo esteja nas melhores posições dos mecanismos de buscas. Para começar, o tempo de leitura é um item fundamental a ser avaliado: a pesquisa revelou que a melhor colocação possui em média 3 minutos de leitura nos melhores artigos. Isto é, os artigos que se distanciaram deste tempo não tiveram avaliações suficientemente satisfatórias. Outro fator analisado é que artigos mais bem posicionados tiveram o comprimento médio de 810 palavras. Ou seja, se alongar além disso ou fazer um conteúdo muito menor pode ocasionar prejuízo nas pesquisas do Google.


Para esclarecer os detalhes, os especialistas da ferramenta levantaram boas práticas de otimização, descritas a seguir:


Palavras-chave: como usar?

De acordo com a pesquisa, os criadores de conteúdo usam em média duas palavras-chave alvo em seus artigos. E ainda assim, a maioria dos profissionais de conteúdo - mais de 50% dos usuários da ferramenta SEO Writing Assistant - não compreendem a importância de segmentar mais de uma palavra-chave por texto.

A importância de segmentar mais de uma palavra-chave por texto se deve ao fato de que o conteúdo pode aparecer nos resultados de pesquisa em mais de uma consulta. Portanto, o número ideal de palavras-chave recomendada para aparecer por artigo é 15. É também necessário tomar cuidado com keyword stuffing, que é o uso excessivo de palavras-chave, considerando-se no máximo 3% do texto. Mais do que isso, pode se tornar uma penalidade para o Google.


Escolhendo dispositivos e localizações alvo

O estudo revelou que mais de 95% dos criadores de conteúdos escolhem a versão desktop do Google como dispositivo alvo para seus textos, enquanto apenas 5% dos profissionais optam por segmentar dispositivos móveis.

Considerando que mais da metade do tráfego mundial vem de dispositivos móveis, escolher apenas os desktops acaba perdendo muitas oportunidades. Dependendo da escolha do dispositivo para promoção de conteúdos, a sua estratégia promocional vai mudar, já que os top 10 resultados de pesquisa para as mesmas palavras-chave são diferentes nos dispositivos móveis e desktop. O mesmo vale para as localizações geográficas: no que diz respeito aos locais de destino, a maioria dos escritores que usam a ferramenta SEO Writing Assistant prefere segmentar seus artigos para Houston, EUA. Em segundo lugar está São Paulo (Brasil), seguido por St. Louis (EUA), Toronto (Canadá) e Sydney (Austrália). É fundamental conhecer o público alvo para segmentar corretamente as localizações em que o conteúdo seja mais relevante.


Legibilidade

A legibilidade é outro elemento estrutural que deve ser considerado na hora de produzir o conteúdo. Um texto não deve ter um grau baixo (ou seja, muito fácil de ser lido e entendido) ou um grau muito elevado (ou seja, muito difícil): o ideal é encontrar o meio termo.

A legibilidade é uma das métricas mais importantes do texto que avalia a dificuldade de leitura com base no índice de Flesch-Kincaid. Quanto maior a pontuação, mais fácil será o texto. Por exemplo, se a pontuação varia entre 90 e 100, significa que o texto pode ser facilmente entendido por um aluno médio de 11 anos de idade. Se a pontuação estiver entre 0 e 30 pontos, o texto é muito difícil de ler e apenas graduados em universidades poderão entendê-lo. 

Segundo o estudo, mais de 60% dos textos com pontuação de legibilidade superior a 60 (fáceis de ler) atingem os top 10 resultados do Google.


Comprimento ideal do texto

É importante, ainda, mensurar quanto tempo o leitor vai levar para finalizar a leitura de um artigo: como já comentado, a média dos textos analisados é de 3 minutos. Naturalmente, o tempo de leitura de um artigo depende em grande parte do comprimento do texto. De acordo com o estudo, o comprimento médio de texto dos artigos dos profissionais de conteúdo é de 810 palavras. No entanto, o comprimento médio de textos recomendado é de 1137 palavras (com base nos artigos dos concorrentes posicionados nos top 10 do Google). Dessa forma, é importante manter o conteúdo dentro desses números para se chegar a um comprimento satisfatório.


Gerenciamento dos elementos de estrutura

Além de otimizar o próprio texto, é importante prestar atenção nos elementos estruturais. Por exemplo, um terço dos usuários se preocupa com a otimização da meta-descrição. A meta-descrição é um resumo de no máximo 150 caracteres inserido no código HTML, e é utilizado pelo Google para exibir um resumo do conteúdo nos resultados das pesquisas. Muitos escritores também otimizam elementos como palavras-chave, o título, a data da publicação e o autor. Todos esses fatores auxiliam na relevância e no rankeamento do conteúdo.


Verificação de plágio

O conteúdo duplicado é o maior inimigo de uma forte presença online. Em alguns casos, isso é uma necessidade, mas na maioria dos casos é uma manipulação de resultados de pesquisa orgânica. Para evitar as penalidades do Google, o autor deve criar um conteúdo exclusivo e sempre verificar o texto em busca de plágio.


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Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/otimizacao-de-conteudo-como-ser-relevante-para-o-google/127480/

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