Quais as métricas de E-Mail Marketing você deve acompanhar

Quais as métricas de E-Mail Marketing você deve acompanhar

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Em nosso último conteúdo falamos sobre alguns tipos de E-mail Marketing que a sua empresa e a sua Loja Virtual devem enviar. Se você não leu, confira aqui e mostramos a importância que o envio destas mensagens é para o seu E-Commerce se relacionar melhor com os consumidores e clientes.

Porém, do que adianta você organizar todas as estratégias de envio de E-mail Marketing, se você não mensurar os resultados?

Pois este é o assunto de hoje: quais as métricas que você deve acompanhar para medir os resultados de suas campanhas de E-mail Marketing.

Primeiramente você deve ter bem claro o objetivo do seu E-mail Marketing. Para que você está enviando? Para gerar mais leads? Para transformar leads em clientes? Para aumentar as suas vendas?

Após ter bem definido qual o objetivo da sua mensagem, tem que saber quais os indicadores que você deve levar em conta para medir os resultados.

Então trouxemos aqui 4 indicadores que vão ajudar você a saber se os seus E-mails Marketing estão trazendo os resultados que você espera:

1 - O primeiro deles é medir a Taxa de Cliques.

A taxa de cliques é a porcentagem de pessoas que clicaram na sua mensagem. Para medir, deve-se dividir o número de cliques pelo total de e-mails enviados. Por exemplo: 5 cliques em 100 e-mails enviados, isso dá uma taxa de cliques de 5%. Este indicador permite monitorar facilmente o desempenho da sua mensagem e ajuda você a fazer os chamados testes A/B, que nada mais são do que dois testes muitos simples para saber qual deles deu o maior resultado. Por exemplo, você pode enviar dois e-mails iguais para uma pequena lista, porém com assuntos e títulos diferentes, e medir qual deles trouxe o maior retorno em cliques. Aí aplicar este numa lista maior de envios.

2 - O segundo indicador é a Taxa de Conversão.

Este indicador mostra quantas pessoas que receberam o E-mail Marketing, clicaram no link e concluíram a ação desejada. Você calcula dividindo o número de cliques na ação, pelo número de mensagens enviadas. Exemplo: 10 cliques em 100 e-mails enviados, o que dá 10% de Taxa de Conversão. Este indicador é o mais importante, pois é ele que vai mostrar se o envio da sua mensagem deu resultado ou não de acordo com o objetivo proposto para este e-mail.

3 - O terceiro indicador é a Taxa de Rejeição.

Esta taxa mede a porcentagem de e-mails que não foram entregues ou devolvidos. Ela é medida dividindo o número de e-mails que voltaram pelo número de e-mails enviados. Exemplo: 2 e-mails que voltaram divididos pelos 100 enviados, o que dá uma taxa de rejeição de 2%. Neste caso, o mais indicado é excluir estes e-mails que voltaram da sua lista, pois provavelmente, ou eles estavam errados, ou há algum problema na caixa do destinatário.

4 - O quarto indicador é o ROI ou Retorno sobre o Investimento.

Este indicador mostra quanto de retorno sua campanha de E-mail Marketing trouxe versus o valor investido na mesma. Para se medir o ROI, basta fazer o seguinte cálculo: pegar o total de vendas realizadas através da campanha, diminuir os custos e dividir o resultado pelo próprio custo. Um exemplo: você obteve de resultado R$1.000,00 e gastou R$100,00 para fazer a campanha. Isso dá R$900,00, que você divide novamente pelo mesmo custo de R$100,00. O que dá um ROI de 900% de retorno.

Estes 4 indicadores são os mais importantes para você medir os resultados de suas campanhas de E-mail Marketing.

Não adianta você simplesmente fazer uma campanha e não saber se ela alcançou os resultados esperados ou não.

Se você não medir isso, nem adianta fazer campanha.

Então faça bem-feito, mesmo que de início você vai fazendo os testes com uma pequena lista, vai pegando o jeito e adequando conforme o seu tempo e disposição, mas faça a campanha e meça os resultados, isso é fundamental para saber se aquilo que você está fazendo deu certo ou não.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você nas estratégias de envio de E-mail Marketing.

Se gostou, continue conosco, que estamos sempre trazendo o melhor para o seu negócio e o seu E-Commerce.

Um grande abraço e até mais.

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