Tipos de E-Mail Marketing que a sua Loja Virtual deve enviar

Tipos de E-Mail Marketing que a sua Loja Virtual deve enviar

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Algumas estratégias são fundamentais para quem tem E-Commerce, e o E-Mail Marketing é uma delas.

Para quem não sabe, o E-Mail Marketing é um tipo de publicidade enviada por e-mail, e é conhecido como um marketing direto, pois é elaborado e direcionado para um público e objetivo específico.

A sua utilização é fundamental pois possibilita maior relacionamento com os clientes, pois é um canal de comunicação mais pessoal e personalizado.

Ele pode ser usado em qualquer segmento de negócio, mas hoje, vamos falar diretamente para quem tem E-Commerce, já que é uma das melhores ferramentas para o envio de promoções e lançamentos de produtos para os consumidores.

As vantagens de utilizar o E-Mail Marketing são muitas. Ele mantém o contato ativo com os clientes, aproxima estes da sua Loja, interage com os consumidores e capta novos consumidores, aumenta as vendas, fideliza clientes, enfim, ele contribui para que o relacionamento da sua Loja Virtual fique mais próxima com o seu cliente.

Existem muitos tipos de E-Mail Marketing que você pode utilizar e aqui vamos citar alguns que podem ajudar nas estratégias do seu E-Commerce.

As mensagens chamadas de E-mails de Relacionamento que são:

1 - Aqueles que informam os clientes sobre assuntos de valor para a sua empresa e que vão contribuir com alguma coisa na vida de seus clientes, como por exemplo, algum material rico em informação de algum produto que ele comprou;

2 - Newsletter informativa sobre conteúdos diversos e enriquecedores;

3 - E-mails de atualização de produtos e serviços ofertados pela sua Loja;

4 - E-mails de pesquisas, que aumentam o relacionamento e ajudarão a sua empresa a ter dados e informações que contribuirão com as estratégias do seu negócio.

Outro tipo de E-mail Marketing são os chamados E-mails Promocionais, que são:

1 - Mensagens de lançamento de novos produtos;

2 - E-mails indicando promoções e oferecendo cupons de desconto;

3 - E-mails de ofertas especiais anunciando campanhas e descontos para datas especiais do ano;

4 - Mensagens de eventos, cursos, lives, webinars e outros que visam ensinar algo diferente ao seu cliente;

5 - E-mails de upsell, que são aqueles que incentivam o cliente a comprar um produto melhor do que aquele que ele adquiriu. Aqui você pode ler o Nosso Artigo  que fala justamente sobre isso e que vai lhe ajudar a entender como usar esta técnica para aumentar as vendas do seu E-Commerce.

Além destes tipos de E-mail Marketing, tem aqueles que devem ser usados normalmente em sua Loja Virtual, como os de boas-vindas, os de confirmação de pedido, envio de nota fiscal, acompanhamento de pedido, cadastro e descadastro, e-mail de suporte e outros que são aqueles que envolvem as informações sobre clientes, e compras.

O mais interessante aqui, em utilizar o E-Mail Marketing, é justamente tratar ele como uma ferramenta de negócio e uma estratégia de marketing para o seu E-Commerce, onde você poderá alinhar esta técnica para aumentar o relacionamento com o seu cliente.

Todo e-mail é uma chance de você se aproximar do seu cliente e fazer disso uma oportunidade de se relacionar com ele.

Outra coisa que você tem que saber é que não existe uma fórmula mágica, tipo: como deve ser meu e-mail, com textos, imagens ou com os dois? Devo enviar quantos e-mails por semana? Qual o melhor horário?

Para tudo isso vale as métricas as quais sempre falamos aqui. Não existe fórmula mágica, existe teste. Cada empresa tem o seu público-alvo (ou a sua persona) e você deve descobrir, através dos testes, o que traz maior retorno para você.

Então, faça teste e monitore qual tipo de mensagem o seu cliente mais gosta de receber e em quantas vezes e horários dá mais retorno.

Outra coisa que você deve levar em conta, é com as novas regras da LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados.

Nada de comprar listas de e-mails, isto é totalmente proibido e NÃO indicamos esta prática para ninguém, tanto por ser ilegal, como por não trazer vantagem nenhuma para a sua empresa.

O ideal é você ir criando um relacionamento lento, mas saudável com o seu público, para ir cativando e o aproximando de sua empresa.

Lembre-se que o que mais vale é você se relacionar com poucos clientes, mas ter um maior retorno, do que se relacionar com milhares e não ter retorno nenhum.

Enfim, espero que este conteúdo ajude você nas próximas estratégias da sua Loja Virtual.

Se gostou, continue conosco, que estamos sempre trazendo o melhor para o seu E-Commerce.

Um grande abraço e até mais.

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