Como inovar e se manter no mercado

Como inovar e se manter no mercado

Venda na Internet - Vendas Online - E-Commerce - Loja Virtual - Estratégias

Eventos inesperados trazem consigo a necessidade de adaptação e mudança.

Sobretudo em 2020, a pandemia trouxe inúmeros desafios, tanto para o varejo que teve que se adaptar drasticamente, como para os consumidores que mudaram o seu comportamento de consumo.

Mas uma coisa é certa: todos tiveram que se adaptar e fazer isso rapidamente.

E essas mudanças estão relacionadas no foco da produtividade, na eficiência operacional, na redução de custos e no investimento em marketing e tecnologia.

No quesito da tecnologia, esta passou a ser indispensável para que as empresas continuassem de portas abertas, só que agora, a sua vitrine está bem maior, pois a porta está aberta para o mundo através da internet, o que explica o espantoso crescimento que o E-Commerce teve desde o início da pandemia e que fortalece a necessidade de as empresas implantarem ele para sempre em seus negócios.

Sem as vendas pela internet, milhares de empresas teriam encerrado suas atividades, e que bom que a internet está aí para isso - para ajudar e ser ferramenta de vendas.

Mas não é tão simples assim - muitos empresários, se não dizer a maioria, ainda têm medo de investir em tecnologia e não sabem o quanto ela é importante para o futuro dos seus negócios.

Por isso é importante inovar e se adaptar para entrar no mercado o quanto antes.

Uma das principais inovações é no comportamento da própria empresa, que deve preparar o seu time para atender o cliente além da sua loja física. Os funcionários devem estar preparados para levar a venda através de outros canais e fazer com que o cliente se sinta seguro e importante em todas as etapas. Ela deve mostrar para o cliente que existe, além do ponto físico, a Loja Virtual, o WhatsApp, o E-Mail, as Redes Sociais, e que a empresa estará em todos para proporcionar a melhor experiência em vendas para o cliente. 

O lojista deve pensar além do seu ponto físico de vendas. As estratégias devem ir além dessas, por isso a importância de investir em tecnologia para que a sua empresa esteja preparada para atender esses clientes onde eles estão, facilitando a sua vida e garantindo que a venda continue a acontecer.

Sabemos que o momento está difícil para todos, mas se o lojista não se arriscar e investir em tecnologia e em marketing, o seu negócio não conseguirá sobreviver neste momento de restrição física, muito menos, vai conseguir se adaptar aos novos tempos que estão chegando, onde as pessoas estão aprendendo e gostando, cada vez mais, da experiência de comprar online.

Então lojista, respondendo o título deste conteúdo, você deve adaptar o seu negócio para vender online o quanto antes.

Se você tem um valor para investir em um E-Commerce, faça isso. Se não conseguir, venda em um Marketplace. Se ainda não conseguir, use as redes sociais e o e-mail marketing. Se ainda achar muito difícil, utilize o WhatsApp e faça contato com a sua lista de clientes. Aumente o seu relacionamento com a carteira de clientes já existentes na sua empresa, mas não fique parado. Tudo o que você fizer para se aproximar do consumidor será válido, tanto agora para garantir as vendas, como no futuro, para aumentar a sua relação e levá-lo para as vendas fora do ambiente físico.

Lembre-se que a venda online é um processo sem volta e a empresa que não se adaptar a isso, com certeza perderá fatia no mercado.

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Um grande abraço e até mais.

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