Menu

Marketplace: não construa em terreno alugado

Marketplace: não construa em terreno alugado

Marketplace - E-Commerce - Loja Virtual - Vendas Online

Hoje o nosso tema é bastante polêmico, mas queremos iniciar fazendo uma pergunta: Se você tem uma Loja Virtual o que mais procura? 

A resposta correta seria audiência, já que essa está diretamente ligada às suas vendas, não é?

Partindo deste princípio e dos dados que nos mostram que 78% do faturamento do E-Commerce brasileiro está nos Marketplaces, concluímos que quem detém a maior audiência da internet são os Marketplaces, logo, donos da grande maioria da audiência, certo?

E como a audiência é ouro para quem tem E-Commerce, ela custa muito caro.

O que queremos dizer com isso é que estar presente em um Marketplace tem sim suas vantagens, mas também as suas desvantagens.

Então vamos a estas:

As vantagens de você vender através de um Marketplace está, principalmente, em ter acesso a audiência deste e do custo de adesão ser baixo ou nulo, já que você só paga quando houver a venda.

Quanto as desvantagens, quais são?

Bom, a primeira delas é que o cliente não é seu, e sim do Marketplace. É só fazer uma pesquisa básica para saber quantas pessoas que compraram no Marketplace foram até a sua própria Loja Virtual para comprar diretamente de você. Aí você vê que o cliente é do Marketplace e não seu.

Outra desvantagem é a perda de relevância no Google, onde sempre os anúncios do Marketplace aparecem na frente, já que estes grandes grupos investem milhões em propaganda patrocinada.

A concorrência desleal é outra desvantagem, pois se o consumidor procura por um determinado produto, o Marketplace vai mostrar o seu e o de seus concorrentes juntos, basta o cliente escolher o que melhor lhe agrada. Se você tiver uma Loja Virtual sua com técnicas de SEO bem elaboradas, em uma busca no Google, sua loja aparecerá na frente e a chance de vender diante de seus concorrentes aumenta.

Quando você aposta em vender somente em Marketplace, corre o sério risco de ficar dependente financeiramente, o que não é bom, já que a plataforma não é sua e os clientes não são seus.

Mas uma das maiores desvantagens está na comissão cobrada, que na maioria das vezes é um valor de alto custo para a sua empresa, que terá que vender o produto mais caro e, com isso, perder a chance diante de seus concorrentes.

O cálculo é bem simples: se você quer construir uma casa, prefere construir num terreno alugado ou num terreno próprio?

Eis a chave da questão: muitos lojistas acabam indo para o Marketplace pois acreditam que não têm dinheiro para montar a sua própria plataforma de E-Commerce, mas esquecem de fazer o seguinte cálculo: se eles pegarem todas estas desvantagens e mais a comissão cobrada, que é alta, este valor dá e sobra para montar a sua própria Loja Virtual.

Então o que vale mais à pena?

No fundo, o que falta mesmo é planejamento e coragem por parte dos empreendedores. Planejamento por analisar todas estas questões e ver que é muito mais vantagem montar seu próprio E-Commerce e coragem, por falta de acreditar na sua própria capacidade de alavancar o seu negócio ao invés de depender de outros.

Então, se você ainda estiver com dúvida do que fazer, entre em contato com a gente para conversar e explicar todas as suas preocupações.

Gostou deste tema?

Então fique ligado aos nossos próximos artigos sobre como montar a melhor Loja Virtual para o seu negócio.

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?