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LGPD: a polêmica do Aceito e Não Aceito

LGPD: a polêmica do

LGPD - Proteção de Dados - Lei de Proteção de Dados - Cookies

Nas últimas semanas aproveitamos para conversar sobre a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.

E hoje vamos falar exclusivamente sobre os Cookies. Mas aqui não são aqueles deliciosos biscoitos com gotas de chocolate e, sim, é um pequeno arquivo de computador ou um pacote de dados que são usados para melhorar a navegação aumentando a eficiência da busca.

Em outras palavras, os cookies são utilizados pelos sites, lojas virtuais, blogs e tudo o que você acessa pela internet, para identificar e armazenar informações sobre os visitantes. Eles são arquivos criados pelas páginas que você visita para tornar a sua experiência online mais fácil, mais rápida e lembrar suas preferências ou conteúdos relevantes.

Com a LGPD em vigor e os seus dados protegidos pela Lei, todos os sites terão que dar a opção do usuário aceitar ou não os cookies.

Estamos vendo muitos sites por aí colocando, num pop-up ou nota de rodapé, a sua Política de Privacidade e Termos de Uso, e dando somente "uma" opção ao usuário, tipo "Concordo, prosseguir" ou "Aceito".

Esta prática, pelos olhos da Lei, está errada, visto que o usuário deve ter a escolha ou a opção de querer ou não que determinado site armazene seus dados de navegação.

Outro ponto que destacamos em armazenar cookies ou não, é referente às campanhas de links patrocinados, visto que, se a maioria dos usuários optarem por "não aceitar", logo a sua campanha não conseguirá ser mensurada e você não terá métricas ou parâmetros para avaliar os resultados dos valores investidos em publicidade online.

Mas, como a Lei é nova e, na prática, entrará em vigor somente no ano que vem, vamos ficar atentos às próximas novidades.

O mais importante agora a fazer é iniciar o quanto antes as alterações na sua empresa, para que esta esteja adequada e não sofra as punições previstas na Lei.

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