Menu

Testamos Squoosh: novo app de otimização de imagens na WEB

Testamos Squoosh: novo app de otimização de imagens na WEB

A fim de tornar a web mais leve e rápida, o Google agora está focado na questão das imagens pesadas. Para isso, o Google Chrome Labs criou uma nova ferramenta, batizada de Squoosh, que permitrá aos desenvolvedores compactar e reformatar fotos.

O aplicativo pode ser acessado diretamente no navegador, e usa WebAssembly para salvar imagens em vários formatos, como JPG, PNG, WebP e MozJPEG. Em qualquer navegador, o Squoosh permite reduzir a quantidade de cores da foto e modificar diversos filtros. Os recursos têm como principal objetivo diminuir o peso dos arquivos para permitir que eles sejam carregados mais rapidamente.

É possível acessar o aplicativo de forma online de versões "lite" de páginas web, e uma vez carregado, ele também pode trabalhar no modo offline no navegador. O aplicativo web é relativamente simples de usar; ele mostra uma comparação visual da imagem original e da versão compactada, o que ajuda os desenvolvedores a verificar as diferenças. Ao término da edição, basta tocar em download para salvar a imagem.

A Netface testou e recomenda Squoosh, uma vez que essa nova ferramenta se mostra muito útil no dia a dia do desenvolvimento de sites e permite a criação de páginas mais rápidas e funcionais.

O app também é uma ferramenta de código aberto, portanto, é possível verificar o funcionamento interno do Squoosh e seu código no GitHub.

Confira em: https://squoosh.app/

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?