Menu

Saiba como funciona o Pix - o novo sistema de pagamentos

Saiba como funciona o Pix - o novo sistema de pagamentos

Pix - Sistema de Pagamento - Transação Bancária

O Pix é um novo sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central.

Ele permite realizar transações 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive sábado, domingos e feriados, diferentemente do TED ou DOC e é gratuito para pessoa física.

Inicialmente ele será utilizado para realizar transferências entre contas de maneira rápida e dinâmica, além disso, o usuário poderá pagar contas e fazer compras apenas usando o celular e escaneando o QR code do estabelecimento, onde o pagamento é feito em segundos e o dinheiro cai direto na conta da loja.

Estas transações só serão permitidas para quem já possui conta em instituições financeiras e, oficialmente, ele entrará em vigor no dia 16 de novembro, mas você pode fazer o cadastro quando quiser.

O importante a saber é que as duas partes da transação terão que ter uma chave Pix, pois não é permitido uma pessoa que tem um Pix fazer o pagamento ou transferência para quem não tem.

Para fazer o cadastro tem que criar uma chave do Pix junto a sua instituição financeira que irá substituir os seus dados bancários por esta chave. Você pode ter até 3 chaves: o CPF, o seu e-mail ou o número do seu celular. Para exemplificar, se você cadastrou o número do seu celular, quando for receber alguma transferência, basta informar o seu número para a outra pessoa, que o dinheiro cai direto na sua conta.

O Pix terá o mesmo nível de segurança das outras transações já existentes no mercado. Mas ele só funciona se você estiver logado no aplicativo do seu banco, ou seja, estar acessado com senha ou dados biométricos.

Para manter a sua segurança, jamais passe a sua senha para ninguém e nunca forneça os códigos de confirmação de chave enviados para você.

Como qualquer outra transação bancária, você precisa ter os cuidados e segurança de sempre.

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?