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Nova fórmula orgânica do Facebooks barra views na timeline

Facebook mudou a fórmula com que os usuários vêem suas notícias na “timeline” e os posts orgânicos de empresas estão atraindo cada vez menos visualizações

A mudança da fórmula que o Facebook usa para determinar o que o consumidor vê em sua timeline (news feed) limita como muitos usuários vêem mensagens publicitárias das empresas, como posts que levam o usuário à comprar um produto ou instalar um aplicativo, contribuindo para uma queda de 35% do número de consumidores que viram posts orgânicos das marcas no primeiro trimestre, de acordo com estudo da Adobe, divulgado semana passada.

Apesar da Adobe não divulgar a porcentagem de consumidores que vêem um típico post orgânico, um estudo da empresa de marketing e relações públicas Ogilvy & Mather realizado no ano passado mostrou que para empresas com mais de 500 mil seguidores um único post pode ser visto por apenas 2,11% deles.

“As impressões orgânicas do Facebook estão seguindo no ritmo da ‘carroça‘”, diz Tamara Gaffney, principal analyst da Adobe Digital Index. “Eles não são lucrativos para a maioria dos varejistas”.

Mas isso não impede as empresas de tentarem. Uma forma encontrada pelas empresas para tentarem fazer com que os usuários do Facebook vejam seus posts é levar os consumidores a interagir com eles, já que o algoritmo da news feed do Facebook usa como isso como sinal de que o post está apresentando valor aos seus usuários. Profissionais do varejo e marketing estão postando com 31% mais frequência na plataforma que um ano atrás, na tentativa de aumentar a probabilidade dos consumidores virem alguns de seus posts, diz a Adobe.

Entretanto, impressões pagas das marcas cresceram 8% durante o trimestre. Entre os quatro principais tipos de conteúdo que marcas podem compartilhar no Facebook – vídeo, imagens, links e texto – o único tipo que aumentou sua taxa de interação foram os links, que resultou na mudança que o Facebook fez em seu algoritmo da news feed no terceiro trimestre.

“Esses resultados mostram apenas quanto controle o Facebook tem em sua plataforma em termos de conteúdo que performam bem e conteúdos que não”, afirma Joe Martin, senior analyst, Adobe Digital Index.  “Quem quer ser bem-sucedido na plataforma tem que ser ágil em mudar suas estratégias em cada atualização de algoritmo”.

O estudo, baseado em dados coletados de centenas de clientes da Adobe mostrou que as taxas de interação – que medem a porcentagem de consumidores que curtem, comentam, compartilham ou engajam com os posts das empresas – nos posts do Facebook caíram de 4.1% para 4,6% durante o primeiro trimestre de 2014.

O estudo também mostra que os investimentos com anúncios pagos caíram 1% durante o trimestre em todo o mundo e 5% nos EUA. A única região onde os investimentos em anúncios pagos no Google aumentou durante esse período foi a Ásia-Pacífico, onde houve um aumento de 16%. Os investimentos em Google Shopping saltaram 37% durante o primeiro trimestre.

Republicado com autorização do autor. Link original em: https://www.internetretailer.com/2015/04/23/facebooks-new-formula-organic-posts-slashes-views


Fonte: e-commercebrasil - http://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2015/04/29/nova-formula-organica-do-facebooks-barra-views-na-timeline/?doing_wp_cron=1430405429.2462790012359619140625

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