Criação de Sites Chapecó Cruz Alta | Netface

Notícias

10 dicas para gerenciar MPEs

A maioria das empresas brasileiras (99%) é composta de micro e pequenos negócios. No entanto, de cada 100 MPEs abertas no país, somente 73 permanecem em atividade após os dois primeiros anos. 

Para ajudar os gestores no início da trajetória, o sócio da Organisys Software Sidney Kaczemorska revelou 10 dicas valiosas para prolongar a vida das organizações. Confira abaixo:

1 – Direcione

Pesquise o mercado, conheça o público alvo, veja se será necessário contratar, e o que precisará em termos de infraestrutura. É necessário saber para quem se direciona o produto ou serviço.

2 – Planeje investimentos

Antes de investir, leve em conta os gastos com despesas básicas, como água, luz, aluguel, equipe, telefone e etc. O ideal é ser prudente com os consumos e criar uma poupança para se prevenir em épocas de ‘vacas magras’.

3 – Encontre virtudes

Nenhuma empresa é igual a outra. Ache seu diferencial e use isso para se destacar dos concorrentes. Atendimento exemplar, disponibilidade nos fins de semana ou localização privilegiada são vantagens.

4 – Diversifique os fornecedores

Não é aconselhável uma empresa ter somente um fornecedor, por melhor que ele seja. Procure por outras opções, estude os preços, os diferenciais e as qualidades de cada um.

5 – Faça divulgações

Não é só com anúncios uma empresa se torna conhecida. Muitas vezes os melhores vendedores são os funcionários e amigos. Conte sobre o seu negócio, peça indicações e aproveite as oportunidades. Se perceber que determinada situação é uma excelente oportunidade para divulgar o produto/serviço, dê amostras grátis. O retorno pode ser surpreendente.

6 – Organize-se

Tenha controle do estoque; nunca deixe faltar material ou compre em excesso. Saber o tempo que a matéria-prima demora para chegar é fundamental.

7 – Inove

Crie produtos e serviços focados para datas especiais. Clientes gostam de novidades, principalmente se forem personalizadas (customizadas).

8 – Estude

Leia jornais, revistas, portais, sites, tudo o que puder sobre o setor. E procure sempre fazer um curso de atualização na área empresarial. Nestes locais há a possibilidade de fazer contato com potenciais clientes.

9 – Separe as finanças

É comum o pequeno empresário ver o fluxo de caixa crescer e querer usar este dinheiro para melhorar a qualidade de vida. No entanto, o ideal é não misturar as finanças pessoais com as da empresa. Use o dinheiro extra para investir na companhia.

10 – Foco nos objetivos

Nunca perca de vista os objetivos, metas e valores. É comum as pessoas se iludirem com o sucesso e se perderem. Se isso acontecer, saiba que o fracasso será inevitável! 

 

Fonte: Olhar Digital - http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/38151/38151

Mais notícias ...

Criatividade, Qualidade e Experiência

Procurando Trabalho?   Política de Privacidade   Remoto   Recomende o Site
© 2017 Netface. Todos os direitos reservados.