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Especialista defende que lojistas coletem menos dados, mas sejam mais precisos

Especialista defende que lojistas coletem menos dados, mas sejam mais precisos

Cada vez mais, ter em mãos dados diversos são fundamentais para aumentar a conversão em vendas no e-commerce B2C e no B2B. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passando a operar em 2020, filtrar e captar informações mais assertivas é sinônimo de melhor relacionamento com o cliente.

Em vez de criar campos de cadastro dispensáveis, por que não definir quais informações são realmente necessárias?

Desde os 18 anos de idade, Rodrigo Barcia, vice-presidente de Produtos da Neoway, tem trabalhado para usar informações para gerar inteligência. Nesta quarta-feira (17), ele compartilhou insights sobre o que aprendeu na carreira durante o Fórum E-Commerce Brasil.

"É muito fácil se perder em variável e não no problema", afirmou o executivo. Ou seja, há muitas informações disponíveis no mercado. O desejo comum das empresas é querer "pegar perfil de redes sociais, renda, full traffic e eu esqueço do problema que eu quero resolver".

Hoje, com os times de analytics trabalhando cada vez mais perto das equipes de negócios, é preciso ter foco e não deixar com que o projeto de negócios se torne um projeto de análise de dados.

Segundo o especialista, o problema a ser resolvido é que vai definir não só as métricas de performance daquele projeto – que não costumam ser métricas de governança de dados -, mas quais dados você tem de buscar.

O que eu vou vender, como, quanto e para quem?

Se o lojista não fizer a análise correta, corre o risco de coletar dados e focar campanhas e esforços em pessoas que podem, sim, estar interessadas, mas que não vão comprar seu produto.

"Elas têm o comportamento, mas podem não ter a capacidade" de adquirir o seu produto, cravou Barcia. Portanto, para ter resultados assertivos, é preciso segmentar o público para aumentar suas chances de conversão.

Rodrigo Nasser, sócio da Itu Partners, que fez a intermediação da palestra no Fórum E-Commerce Brasil, acrescentou a importância da preservação de informações. "Em um mundo de privacidade e de confiança, a gente não precisa ficar caçando todas as variáveis de uma pessoa física ou jurídica para fazer um bom modelo em Data Science", concluiu Nasser.

Por Rafael Chinaglia, da Redação E-Commerce Brasil.

Fonte: E-Commerce Brasil - https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/dados-e-informacoes-que-aumentam-conversao-em-vendas/

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