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Comunicação com clientes: 8 lições que devemos levar para 2019

Comunicação com clientes: 8 lições que devemos levar para 2019

Durante o ano de 2018 ouvimos falar muito em como uma marca deve estar orientada ao cliente e que, atualmente, o consumidor é o principal porta voz de seu negócio, e por isso, devemos sempre estar atentos à sua experiência e contribuir para que ela seja a mais positiva possível.

Como sabemos que a comunicação é uma área de grande importância para cumprir a missão de manter o cliente sempre feliz - seja no envio de um e-mail, uma interação pelas redes sociais ou um papo presencial - reuni algumas ações e estratégias que funcionaram muito bem em 2018 e, certamente, irão te ajudar a melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes em 2019.

Somente essas dicas não suprem a necessidade de uma boa assessoria de comunicação - já que as agências especializadas em gestão de redes sociais possuem a expertise necessária para colocar tais ações em prática. É importante saber como melhorar a relação do seu negócio com o cliente, mas ainda mais importante é apostar em bons profissionais que possam fazer este trabalho. Um bom gerenciamento de redes sociais garante a fidelização do cliente e bons resultados para uma empresa.


1. Inclua emojis na comunicação da sua empresa

Usar emojis é uma maneira de marcar presença nas redes sociais e, ao mesmo tempo, diferenciar-se dos concorrentes. Eles não só mostram que a marca está atenta às tendências atuais, mas prova que ela é próxima de seus clientes. Afinal, nada poderia ser mais pessoal do que comunicar-se na mesma linguagem que seu consumidor usa para falar com os amigos e familiares. O uso moderado de emojis faz par com postagens bem planejadas e desenvolvidas por equipes de publicidade competentes,


2. Seja Mobile Friendly

As pessoas enxergam sua marca como uma coisa única. Elas esperam, portanto, uma experiência igualmente agradável em todos os canais, sejam eles online ou offline. Por isso, é indispensável que uma loja virtual ou site seja bem construído e responsivo para rodar bem em qualquer dispositivo, seja celular, computador ou tablet. Nos dispositivos móveis, como smartphones, a expectativa é que não haja nenhum tipo de atrito na hora de realizar qualquer ação, independente do grau de complexidade dela. Ou seja: as pessoas não esperam nada menos do que experiências incríveis em todos os pontos da jornada.


3. Valorize as ferramentas de atendimento (e o seu cliente)

Ao receber um atendimento de qualidade, o consumidor se sente valorizado e espalha essa satisfação entre os amigos e seguidores. Dessa forma, você ganha duas vezes: aumentando a produtividade e recebendo a publicidade que mais importa: a orgânica.


4. Aproveite as possibilidades da Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um mundo a ser explorado pelas empresas. Na era do imediatismo, a interação das marcas por meios digitais proporciona uma experiência personalizada e única para os consumidores.


5. Invista na fidelização do cliente

Hoje em dia é comum que as empresas passem mais tempo conquistando novos clientes do que fidelizando os que já existem. O processo de fidelização é, basicamente, construído pelo bom relacionamento, ágil e personalizado. E esses fatores dependem de um bom gerenciamento de redes sociais e profissionais capacitados para tal.


6. Saiba como usar hashtags

Melhor do que ser vista, é ser vista pelas pessoas certas. Sua empresa precisa não só de seguidores, mas de usuários que sejam possíveis clientes, e as hashtags podem ser uma ótima maneira de chegar até eles. Para isso, é necessário usar aquelas mais específicas e pensadas juntamente com o planejamento das publicações em redes sociais. Não adianta encher a timeline de hashtags sem uma pesquisa prévia e pouco entendimento do mercado.


7. Defina sua personas

Para não cair no erro de generalizar demais o público da sua empresa, é fundamental desenvolver personas cuidadosamente com uma boa equipe de comunicação. Assumir que você já conhece sua audiência pode ser um erro grave e trazer grandes consequências para a marca, mas não incrementar a persona o suficiente, também. Nem um, nem outro: você precisa indicar os vários tipos de clientes que você tem e retratá-los com cuidado. Dessa forma, a gestão das redes sociais poderá planejar suas ações com base em informações reais dos clientes.


8. Seja transparente

Todo mundo sabe como é difícil acharmos marcas e também pessoas verdadeiramente transparentes sobre os seus produtos e serviços. E, por outro lado, é o que todos como consumidores procuram: autenticidade, verdade e confiança. A autenticidade é perceptível para os consumidores e cabe às marcas construírem uma boa relação com os clientes por meio de atitudes transparentes e reais.


Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/comunicacao-com-clientes-as-licoes-de-2018-que-devemos-levar-para-2019/127726/

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