Menu

Busca por notícias em redes sociais cai no Brasil

Busca por notícias em redes sociais cai no Brasil

Notícias - Redes Sociais - Dicas - Estratégias

Olá, amigos da Netface!

Com o avanço da internet na vida das pessoas, muitos estão trocando a sua fonte de busca de informação, que antes era exclusivamente feita através da TV e da mídia impressa, por dispositivos conectados à internet.

Dentre os canais mais acessados destacam-se as mídias sociais, como o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e WhatsApp.

Mas de acordo com o último relatório da Reuters divulgado hoje, mostra que o acesso tem diminuído nestes canais.

E um dos motivos é que as pessoas estão focando as suas buscas por notícias, diretamente dos portais que divulgam estas, sem o acesso ou intermédio das mídias sociais.

Isso se dá, principalmente, pelo fato de, nas redes sociais, circular muitas notícias falsas e infundadas, o que faz com que as pessoas deixem de acessar estas plataformas, e passem a acessar diretamente o site da notícia em que deseja saber.

De acordo com o relatório, 83% das pessoas fazem a pesquisa por notícias de forma online, apenas ainda 12% dizem que leem de forma impressa.

Jornais e revistas diminuíram muito a circulação por conta do Covid, o que explica esta baixa porcentagem.

Dos dispositivos mais usados, 77% das pessoas usam o celular para pesquisar notícias e 17% pagam para ter acesso online a elas.

Por fim, com a pandemia exigindo maiores cuidados de higiene, o acesso à mídia impressa diminuiu drasticamente.

Com isso, o acesso online aumentou, principalmente no que diz respeito ao acesso às mídias sociais, só que aí vemos um detalhe - as fake news, que aumentaram na mesma ou em maior proporção ainda, o que trouxe um alerta para quem procura notícias reais e sérias.

Isto fez com que as pessoas deixassem de acessar as mídias sociais e buscassem as notícias diretamente da sua fonte, por isso diminuiu o acesso às plataformas como Facebook, Instagram e Twitter por exemplo.

O que concluímos, neste sentido, é que as pessoas estão mais preocupadas em saber a fonte de suas pesquisas e estão, aos poucos, selecionando o que e como acessar na internet, ou seja, portais confiáveis são buscados para notícias, a diversão fica mais para as redes sociais.

Uma seleção natural das pessoas e de seus objetivos.

E aí? Em qual você se enquadra?

Se quiser saber mais notícias sobre internet, tecnologia, mundo digital e empreendedorismo, continue conosco.

Um grande abraço e até mais.

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?