Menu

Como criar uma plataforma de vendas online?

Como criar uma plataforma de vendas online?

Vendas Online - Venda na Internet - E-Commerce - Loja Virtual

Hoje preparamos um conteúdo para ajudar você a colocar a sua ideia em prática.

Sabemos que todos já estão acostumados a navegar pela internet e que o conhecimento em tecnologia nunca esteve tão próximo das pessoas, mesmo assim, navegar na internet é uma coisa, ter e montar um negócio na internet é outra bem diferente.

E para isso, é preciso mais conhecimento e seguir algumas etapas para saber o que fazer e como fazer para montar um E-Commerce.

O conteúdo de hoje vai mostrar, de maneira simples e prática, as 6 etapas para você criar uma Plataforma de Vendas Online.

Vamos a elas:

1 - A primeira etapa é definir o nicho ou segmento do seu negócio.

Aqui sugerimos que você escolha um nicho ao qual você esteja familiarizado, ou seja, se você produz seu próprio produto, invista nisso, se não, invista em algo que você conheça, goste e tenha propriedade para falar. Sugerimos que leia o nosso artigo "Qual o nicho que mais vende na internet". Neste conteúdo você vai encontrar os 7 nichos que mais vendem e subnichos que estão bombando na internet.

Após escolher o seu segmento, está na hora da segunda etapa.

2 - O segundo passo é escolher um nome e registrar o domínio.

Aqui você tem que levar em conta um nome que esteja aliado ao seu nicho ou produto e que esteja livre tanto no INPI como no Registro.Br. Antes de registrar o domínio, sugerimos que registre a marca no INPI, que é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, isso vai garantir que o seu nome esteja livre de futuros incômodos e após isso, faz-se o registro do domínio no órgão competente. Lembre-se que a sua marca é o bem mais valioso da sua empresa.

3 - A terceira etapa é escolher a plataforma do seu E-Commerce.

Esta etapa é importantíssima para o futuro do seu negócio, já que é através deste, que você vai gerir e administrar todas as vendas da sua empresa.

Aqui sugerimos que você leia o nosso artigo "Como escolher a melhor plataforma de E-Commerce para o seu negócio". Esta plataforma deve oferecer todas as ferramentas possíveis para você obter sucesso vendendo na internet. Do que adianta contratar uma plataforma, em muitos casos, gratuita ou de baixíssimo valor, se no decorrer do tempo, esta não oferece as ferramentas necessárias, os relatórios de gestão, as otimizações, a personalização e tantos outros detalhes que são extremamente importantes para o sucesso das vendas online? Então, escolha muito bem a plataforma para o seu E-Commerce para depois não reclamar.

4 - A quarta etapa é definir as formas de pagamento.

Você deve escolher quais as formas de pagamento deseja oferecer para os seus clientes. E aqui sugerimos que, quanto mais opções você oferecer, melhor serão as chances de converter em vendas. E isso tem tudo a ver também com a Plataforma que você for escolher, pois muitas delas, oferecem apenas alguns meios de pagamento, outras já oferecem uma infinidade para o cliente escolher, sem falar na gestão de risco que é parte fundamental neste processo. Se você tiver alguma dúvida, poderá ler o nosso artigo onde falamos "Como elaborar uma Gestão de Risco para a sua Loja Virtual".

5 - A quinta etapa é elaborar um planejamento logístico.

Isso mesmo, a sua Loja Virtual deve oferecer o melhor, mais barato e rápido frete para entregar os seus produtos. E isso você consegue fazendo parcerias com empresas de logística ou, também, diretamente com a Plataforma de E-Commerce que você for escolher, que muitas já têm ou oferecem esta parceria logística para a sua loja. Aqui também disponibilizamos um artigo sobre "Os diferentes tipos de fretes para o seu E-Commerce" que poderá lhe ajudar neste quesito.

6 - A sexta etapa é elaborar as estratégias de marketing.

Este ponto será o responsável pela divulgação do seu E-Commerce. Não pense que colocar uma Loja Virtual no ar é sinal de que as pessoas vão lhe encontrar. O E-Commerce precisa de divulgação para que ele seja encontrado pelo consumidor. Para ajudar, aqui em nosso site, você encontra uma série de artigos sobre Marketing Digital para E-Commerce.

Estas 6 etapas são as principais para iniciar as suas vendas pela internet.

Elas são necessárias e vão dar um norte para o que você precisa fazer inicialmente.

Se você contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de Loja Virtual, ela lhe ajudará em todas estas etapas. Caso contrário, você terá que fazer tudo sozinho. Vai da sua escolha, tempo, disposição e do quanto pode investir.

O que vale é colocar em prática os seus sonhos. Não deixe para depois o que você pode fazer hoje.

Arrisque-se, tenha coragem e comece agora a vender online.

O conteúdo de hoje ajudou você?

Tem mais alguma dúvida sobre E-Commerce?

Então compartilhe com a gente!

Deixe aqui o seu recado e siga-nos em nossas redes sociais.

Um grande abraço e até o nosso próximo conteúdo.

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?