Menu

O momento é de se reinventar

O momento é de se reinventar

Retomar - Reiniciar - Reinventar - Empreendedorismo - Empreendedorismo Digital

Hoje viemos aqui falar diretamente para os empreendedores que passaram um ano completamente diferente em todos os sentidos.

As preocupações quanto fechar e abrir suas lojas, os cuidados voltados à higiene e saúde dos funcionários e clientes, a ansiedade de como vender seus produtos, abrindo sua própria loja virtual ou apostando em um marketplace, ou ainda fazendo mais uso das redes sociais, whatsapp, enfim, foram e ainda são muitas as agonias dos empresários das questões relacionadas ao futuro de seus negócios e como devem ser conduzidos a partir de agora.

Aliado a isso, os consumidores também tiveram que se adaptar a esta nova realidade, onde as compras online vieram com tudo e estão fazendo parte do dia-a-dia das pessoas, desde a compra pelos itens básicos e necessários até para produtos mais específicos e isso, envolvendo todo o tipo de consumidor, desde aquele que já estava acostumado com as compras online até os que iniciaram agora este processo. 

O que, onde e como estes consumidores fazem suas compras é o que as empresas estão tentando entender para poder se adaptar e continuar no mercado.

No entanto, duas mudanças temos certeza:

A primeira é que o ritmo delas que levaria anos para acontecer, mudaram em poucos meses, o que pegou todos de surpresa, e esta repentina mudança, tanto na vida das pessoas como das empresas, vão deixar marcas reais para o futuro dos negócios.

A segunda mudança é a forma de como as pessoas pensam e compram diante de uma crise, principalmente no que diz respeito ao uso da tecnologia e das plataformas digitais.

Tendo estas duas mudanças como base no mundo empresarial, trazemos aqui 3 atitudes principais que os empreendedores devem aplicar em seus negócios.

A primeira é a retomada, ou seja, como as empresas vão se organizar para a retomada normal de seus negócios. Quais pontos devem ser alterados? Quais estratégias utilizar agora para vender seus produtos? No que investir e como fazer este investimento? Como organizar a sua equipe para que seja o mais produtiva possível? Em quais canais estar presente para se aproximar do consumidor?

A segunda atitude é reiniciar. Quais as mudanças necessárias dentro do seu espaço físico terão que ser alterados para reiniciar as atividades? Que outros modos de fazer as coisas que antes se fazia diferente? Como se comportar de agora em diante?

E a terceira, na qual achamos a mais importante, é se reinventar. O que e como as empresas devem agir de agora em diante? Esta é uma grande pergunta e que os empreendedores devem estar atentos a sua resposta, pois é o que vai determinar o futuro dos seus negócios.

Todas estas questões e ainda outras que nem colocamos aqui, são essenciais para o futuro das empresas e a questão de como reconfigurar tudo isso é o grande desafio do empreendedorismo, que terá que se adaptar às mudanças comportamentais que estão ocorrendo entre as pessoas do mundo todo.

Retomar, reiniciar e reinventar.

Estas são as 3 chaves dos empreendedores para o próximo ano.

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?