Menu

5 dicas para proteger sua rede Wi-fi em casa

5 dicas para proteger sua rede Wi-fi em casa

A proteção de sua rede é fundamental para quem recebe amigos e familiares em casa e, claro, precisa dar acesso ao Wi-fi. Vamos dar algumas dicas simples para que você possa, em poucos minutos, tornar sua rede muito mais difícil de ser atacada ou contaminada por algum malware. 


1. Proteja seu computador

Talvez o lugar mais simples para começar quando o assunto é segurança doméstica seja proteger seus próprios dispositivos. Computadores, tablets e telefones são todos suscetíveis a infecções maliciosas da internet ou de aplicativos gratuitos pouso confiáveis.

Para proteger seus dispositivos, o melhor é instalar uma boa solução antivírus. Há uma grande variedade de opções e preços, e você pode até adquirir alguns gratuitamente. Além de um antivírus de boa qualidade, outro bom conselho é baixar apps apenas de fontes oficiais – Google Play, App Store da Apple ou o site do aplicativo. De outra forma, você corre o risco de acabar com uma versão modificada daquilo que procurava, com funcionalidades extras como encher sua tela de anúncios, espioná-lo, minerar criptomoedas às suas custas, ou mesmo roubar as credenciais de acesso à sua conta bancária.


2. Proteja sua rede Wi-fi

Quando colocou internet em casa, seu provedor provavelmente instalou sua própria combinação modem/roteador, nomeou sua rede doméstica e definiu uma senha para você. Caso não tenha alterado esse nome e definido uma nova senha depois disso, agora é a hora. O principal motivo para essa dica é que você está pagando por esse serviço – por que permitir que outra pessoa usufrua dele sem sua autorização? 

A maioria dos roteadores possui um nome de usuário e senha padronizados, e várias empresas de internet hoje disponibilizam seus próprios canais para mudança do nome da rede e senha. Ou então, uma simples pesquisa pelo modelo do seu roteador no Google revela essas credenciais. A partir daí, você pode renomear a rede, definir uma nova senha e reconfigurar quaisquer outras opções disponíveis. 


3. Proteja seus dispositivos inteligentes

Caso você conecte dispositivos como smart TVs, video games ou câmeras de segurança à sua rede, é importante também modificar as senhas-padrão desses aparelhos. Como mencionado anteriormente, a maioria dos dispositivos inteligentes com conexão à internet possui uma senha-padrão que está à distância de uma pesquisa no Google.


Uma razão pela qual esse problema preocupa é o fato de que muitos criminosos já infectaram esses dispositivos e estão ligando-os a botnets a um ritmo alarmante para roubar informações dos usuários.


4. Cubra os olhos do Big Brother

É realmente importante ser cuidadoso quando se trata da webcam do seu computador. Muitos aplicativos e sites solicitam acesso à sua câmera e microfone. O que fazem com isso? Bem, você nunca terá certeza, mas há uma chance de que alguém, em algum lugar do mundo esteja realmente observando você.

Como evitar? Pode colocar um pedaço de fita sobre a câmera ou comprar um protetor de webcam que abre apenas quando quiser utilizá-la. Bons antivírus também oferecem a habilidade de restringir o acesso às câmeras – um recurso muito recomendável.


5. Afaste as ameaças USB

Pesquisas recentes mostram que pendrives e outras mídias removíveis ainda são muito populares entre cibercriminosos como meios de infecção. Então, antes de conectar qualquer pendrive no seu computador, tenha certeza de que é seguro. Caso encontre um dispositivo perdido, nunca conecte-o para ver o que tem dentro! Pendrives são facilmente utilizados por criminosos para colocar um malware ou minerador oculto de criptomoedas em seu dispositivo.

Esperamos que essas dicas ajudem você a manter a segurança de seus dispositivos. A internet é uma grande fonte de maravilhas, mas também exige cuidados básicos para evitarmos problemas.

Fonte: https://www.kaspersky.com.br/blog/secure-your-home-network/11011/

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?