Netface - Aplicativos móveis e criação de sites

Notícias

Mais de 8 milhões de PCs no Brasil seguem com o Windows desatualizado

O Brasil é o segundo mercado consumidor dos produtos de segurança da Avast, onde a companhia soma 50 milhões de usuários, perdendo apenas para os 64 milhões dos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira,03/08, o CTO da empresa, Ondrej Vlcek, em encontro com a imprensa na capital paulista.
O executivo apresentou dados preocupantes: No Brasil, de acordo com pesquisa feita nos meses de junho e julho, mais de oito milhões de PCs seguem com o Windows desatualizado, mesmo depois do estrago provocado pelo Wanna Cry, ransomware que realizou, segundo dados da Avast, mais de 1,750 milhão de ataques. A variante Petya, surgido logo depois do Wanna Cry, realizou 20 mil ataques.
"Esses PCs seguem com o Eterna Blue, a vulnerabilidade do Windows desprotegida. Não posso afirmar, mas boa parte desses pode ser por resistência a atualizar o sistema operacional (o Windows 7 ainda tem forte presença no mundo corporativo) e também do uso de cópia pirata", observa Vlcek. O CTO da Avast não descarta novos megaataques de ransomware.
"Os sistemas operacionais têm vulnerabilidades e se tornaram um pesadelo para quem trabalha com segurança da Informação. E não é apenas o Windows. O Android, com o Chrome, também dá arrepios", completou o executivo. A Avast não tem escritório no Brasil, mas contratou os serviços de um Datacenter local, em São Paulo, para reduzir a latência no download do software de segurança que é gratuito.
A monetização do software, admite o CTO, vem da possibilidade da oferta de serviços por terceiros, entre eles as operadoras de telefonia móvel e da revenda dos dados coletados, mas esse é um ponto ainda a ser trabalhado. "A venda dos dados é uma possibilidade, mas ainda não temos uma estratégia definida para atuar. Sabemos que o big data é uma realidade, mas temos que saber como remunerar as informações coletadas sem criar atrito com o usuário", completa.
Como é uma empresa de capital fechado, a Avast não revela números de faturamento, mas afirma que 40% dos PCs no mundo utilizam o serviço da Avast, o que significa uma carteira com 430 milhões de usuários.

Autor:   Ana Paula Lobo

Fonte:   Convergência Digital

Mais notícias ...

Criatividade, Qualidade e Experiência

Procurando Trabalho?  | Política de Privacidade  | Remoto  | Recomende o Site
© 2015 Netface. Todos os direitos reservados.