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6 maneiras de diferenciar sua loja online

Vou iniciar este artigo com algumas perguntas-chave, que você precisa responder:
Por que um comprador consumiria em seu e-commerce? Você oferece produtos únicos? Os seus preços são mais baixos do que o Mercado Livre e outros concorrentes? Sua loja é mais divertida para comprar?
Certamente, os empresários pensam nessas questões quando lançam seus negócios pela primeira vez.
Mas muitas vezes, no decorrer do tempo, o gestor esquece de novamente levantar estes questionamentos e acaba não se atualizando. São perguntas que devem ser realizadas a cada seis meses.
Eu trabalhei com muitas startups de comércio eletrônico. Eles geralmente acreditam que o conceito de produto é único. À medida que seus negócios amadurecem, percebem que existem concorrentes com produtos similares e precisam diferenciar seus produtos ou serviços para se tornarem bem-sucedidos.
Na maioria dos casos, os comerciantes vendem produtos os quais podem ser comprados em outros lugares, muitas vezes a preços mais baixos. Para crescer em um negócio sustentável e lucrativo, os comerciantes devem perguntar continuamente o que eles poderiam fazer para diferenciar sua loja, produtos e serviços online.

6 maneiras de diferenciar sua loja virtual
A menos que sua empresa seja um fabricante, é improvável você vender produtos completamente únicos. Encontre outros caminhos para mudar o jogo para que seu e-commerce se diferencie facilmente dos outros.
Aqui estão seis maneiras de separar seu negócio de seus concorrentes:

1 - Venda soluções, não apenas produtos 
Os varejistas estão adotando o conceito de agregar mais valor aos produtos que vendem.
Existem muitas opções para fazer isso veja:
- Pacote de produtos similares: Venda acessórios ou itens relacionados com os produtos primários como um produto único e empacotado. Você pode descontar o preço para tornar o pacote mais atraente, mas o desconto pode não ser necessário se você puder demonstrar o valor simplesmente pesquisando e montando o pacote.- Fornecer conteúdo relevante: Se a sua empresa vende equipamentos de pesca, máquinas de café, bicicletas ou outros itens especiais, torne seu e-commerce “especialista” com informações e instruções. Configure sua loja virtual para orientar os compradores para o conteúdo que é aplicável à sua pessoa ou segmento de mercado. Inclua vídeos, conteúdo gerado pelo usuário, conteúdo gerado por especialistas e revisões de produtos. Considere os feeds sociais relevantes.- Oferecer chat interativo: Facilite para seus compradores realizem perguntas e recebam respostas personalizadas e instantâneas.

2 - Crie uma marca única
Sua marca é diferente da sua proposição de valor exclusiva. Sua marca deve levar sua voz, cultura, valores e, até certo ponto, posicionamento. Você pode ter uma marca séria, marca caprichosa, marca intelectual ou outra coisa, não há certo ou errado. Use sua marca para ajudar os clientes a se lembrar da sua empresa.

3 - Concentre-se na personalização
Uma tendência chave no comércio B2B e B2C é a personalização. Os vendedores devem aprender tanto quanto possível sobre seus compradores, como seus segmentos de mercado, pessoas e seu processo de compra.
Ao invés de oferecer uma experiência de compra de um para muitos, os vendedores de e-commerce devem apresentar conteúdo exclusivo, produtos e promoções.

4 - Conteúdo
O conteúdo é primordial. Os donos de e-commerce devem enriquecer o próprio conteúdo do produto.
Simplesmente não é bom o suficiente para atender as descrições, imagens e especificações padrão dos produtos fornecidos pelos fabricantes e distribuidores. Escreva suas próprias descrições longas e curtas.  Adicione suas próprias imagens e vídeos, crie conteúdo convincente para suas páginas de categoria, produtos e Landing Pages.

5 - Preços e promoções
Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos se tiverem uma experiência espetacular. Os preços podem ser aceitáveis, especialmente, se você oferece produtos exclusivos e utiliza outras táticas  descritas neste artigo.
Por outro lado, se você optar por oferecer preços mais baixos, certifique-se de que esteja dentro do aceitável.

6 - Serviço ao cliente
Isso pode ser muito benéfico para o seu negócio em certos mercados. Seja atento aos seus clientes e clientes potenciais – responda perguntas, mantenha-os informados sobre o status do pedido, ofereça reembolsos solicitados sem pedido, forneça preços e transpareça no produto. Responda rapidamente às questões de pré e pós-venda.
Solicite comentários de clientes e use esses comentários para melhorias contínuas em seu negócio.

Por fim
Por que os consumidores devem comprar no seu e-commerce? Pode ser uma razão única ou uma combinação de muitos. Seja qual for a sua resposta, crie-a através da experimentação e propósito. Anote para que outros em sua empresa também saibam.

Autor:   Elvis Gomes

Fonte:   https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/6-maneiras-diferenciar-loja-online/

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